Handebol
Acadêmicas: Adriane Sieben Júlia Diel Vera Lúcia Rodrigues Professor: Derli Juliano Neuenfeldt
RESUMO: O Handebol começou a ser praticado em campos de futebol. Atualmente, o jogo tem sua quadra. O Handebol é um dos esportes mais praticados nas escolas brasileiras, que vem ultrapassando os limites da Educação Física e ganhando cada vez mais a atenção de todos os tipos de instituições do país, tornando-se um fenômeno cada vez mais presentes em nossos pátios esportivos. PALAVRAS-CHAVES: História, cultura, movimento, Educação Física.
INTRODUÇÃO: Este artigo tem como objetivo resgatar o histórico do Handebol e as características da nossa cultura do movimento. Atribui-se a invenção do Handebol ao professor Karl Schelenz, da Escola Normal de Educação Física de Berlim, durante a primeira guerra mundial. No início, o Handebol era praticado apenas por moças e os campos tinham 40X20m. Pouco depois, em campos de dimensões maiores, o esporte passou a ser praticado por homens e logo se espalhou por toda a Europa. Em 1927, foi criada a Federação Internacional de Handebol Amador (F.I.H.A.). Porém, em 1946, durante um congresso em Copenhague, foi oficializado o Handebol de Salão, passando a F.I.H.A. a denominar-se Federação Internacional de Handebol (F.I.H.). Em 1933, foi criada a Federação Alemã de Handebol, que introduziu o Handebol nos jogos Olímpicos de Berlim. Em 1940, foi fundada em São Paulo a Federação Paulista de Handebol, mas o esporte já era praticado no Brasil desde 1930.
DESENVOLVIMENTO HISTÓRIA GERAL – A ORIGEM DO HANDEBOL O Handebol é um dos esportes mais antigos de que se tem notícia. Ele já apresentou uma grande variedade de formas até a sua prática atual. Um jogo com bola foi descrito por Homero em “A Odisséia”, onde a bola era jogada com as mãos e o objetivo era ultrapassar o oponente, através de passes. De acordo com as escritas do médico romano Claudius Galenus (130-200 d.C.),