diversidade e unidade biologica
Curso: Técnico Auxiliar de Saúde
Disciplina: Biologia
Carolina Maltez
M1 – Diversidade e Unidade Biológica
Índice
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre a Diversidade e Unidade Biológica que é referente às células e ás biomoléculas.
Sobre a Biosfera vou falar dos níveis de organização biológica; da importância das conservações da espécie e causas da extinção; e dos factores abióticos e bióticos.
Por fim, sobre a organização celular e tipos de células vou falar da estrutura da célula; e das Biomoléculas diferenciando cada uma delas. (Água, Sais Minerais, Glícidos, Prótidos, Lípidos e Ácidos Nucleicos).
Biosfera
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra. É um conceito da Ecologia, relacionado com os conceitos de litosfera, hidrosfera e atmosfera. Incluem-se na biosfera todos os organismos vivos que vivem no planeta, embora o conceito seja geralmente alargado para incluir também os seus habitats.
As condições ambientais também variam. Assim, a selecção natural actua de modo diversificado sobre os seres vivos em cada região. Sob grandes profundidades no mar, por exemplo, só sobrevivem seres adaptados à grande pressão que a água exerce sobre eles e a baixa (ou ausente) luminosidade. Já nas grandes altitudes montanhosas, sobrevivem seres adaptados a baixas temperaturas e ao ar rarefeito.
Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são factores directamente relacionados à vida.
Níveis de organização biológica Existem vários níveis hierárquicos de organização entre os seres vivos, começando pelos átomos e terminando na biosfera. Cada um desses níveis é motivo de estudo para os biólogos.
Átomos e moléculas
Os átomos formam toda a matéria que existe. Eles unem-se por meio de ligações químicas para formar as moléculas, desde moléculas simples como a água (H2O), até moléculas complexas