Gestão de Pessoas MBA
R: Liderar é o processo de influenciar e apoiar os outros para que eles trabalhem entusiasticamente em direção à conquista de objectivos comuns.
Este processo não é apenas determinado por traços que oferecem o potencial para a liderança, mas também por alguns tipos de comportamentos pessoais totalmente relacionados a credibilidade. Honestidade, proatividade, inspiração e competência permeam, ao meu ver, todas as cinco práticas de liderança apresentadas por Kouzes e Posner. Discorrendo um pouco sobre elas:
Modelar o estilo: liderar a partir daquilo em que se acredita, começando por deixar claro os seus valores pessoais; dar o exemplo, ser o modelo de comportamento que espera dos outros; alcançar o direito e o respeito para liderar através do envolvimento e ação individual direta.
Inspirar uma visão comum: Ter uma visão do futuro, imaginar as possibilidades atrativas para toda a organização; envolver os outros em uma visão comum, a partir do conhecimento profundo dos seus sonhos, esperanças, aspirações e valores.
Questionar o processo: Reconhecer boas ideias, sustentá-las e mostrar vontade de desafiar o sistema para obter novos produtos, serviços e sistemas adaptados; experimentar e correr riscos, originando consistentemente vitórias sem esquecer de aprender com os erros.
Capacitar os outros para a ação: Promover a colaboração de todos, fomentando objetivos cooperativos e construindo confiança; valorizar os outros, partilhando poder e adotando o “nós” como drive para conquistas e derrotas.
Encorajar o coração: Reconhecer as contribuições, através da apreciação pela excelência individual; celebrar os valores e as