Matrizes
Celiane Costa Machado (Coordenadora da ação de ensino)
Luciane Rosa Monte ,
Thaís Gonçalves D’Avila
Órgão Financiador: CAPES
Palavras-chave: matrizes, situações problemas, contextualização.
Introdução
A proposta do projeto é parte das ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), tendo por objetivos contribuir para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); aumentar as médias das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como incentivar a carreira docente. A presente proposta de ensino se desenvolve com os alunos do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas. O objetivo do trabalho é apresentar o conteúdo de matrizes pelo método de resolução de situações problemas contextualizadas no ambiente da Festa do Mar, pois de acordo com D’Ambrósio (1998) devemos abordar um conteúdo com um problema significativo tornando-se assim muito mais eficiente do que trabalhar situações artificiais.
Desenvolvimento
Como o conteúdo de matrizes é, muitas vezes, apresentado de forma mecânica, sem vínculo com o cotidiano, optamos por apresentá-lo realizando uma visita a Festa do Mar (situação hipotética), indicando alguns itens que deveriam ser considerados como: nº. de alunos participantes; questão financeira do transporte, ingressos, gastos no recinto da festa e a realização do trabalho em sala de aula.
Na atividade foram contempladas duas turmas do segundo ano da escola, sendo que as atividades iniciaram-se a partir da definição de matrizes apresentada pelo professor, bem como o contexto sobre a Festa do Mar onde se desencadearam as problemáticas que resolveríamos através das operações matriciais.
Nossa proposta é mostrar aos alunos o quanto as matrizes são importantes e o quanto estão presente em nosso dia-a-dia. Para tal planejamos a resolução de problemas cotidianos utilizando o conteúdo desenvolvido em sala de aula. Baseados na pesquisa e