A importancia da economia para os administradores
O Plano Real é considerado atualmente o melhor e bem-sucedido plano econômico brasileiro que já lançou para combater a inflação crônica, consolidar os preços, bem como para demandar a produção e as chances empregos, com isso gerando renda para fortalecer o poder de compra dos assalariados e, conseqüentemente, estabilizar a economia. Acreditando-se que este foi o maior beneficio do plano.
O Plano Real teve como medida principal à troca da moeda. O objetivo do Plano Real foi de controlar a inflação, reduzir as taxas de juros para crescer economicamente, investindo em bases estáveis que provocasse a demanda na produção, a queda na inflação e elevando o crescimento dos investimentos estrangeiros diretos.
Com o Plano Real, incorporou novas camadas de consumidores ao mercado, aumentando o consumo de eletro-eletrônicos como geladeiras, televisores e computadores devido ao controle da inflação.
A reestruturação do setor foi empreendida com objetivos de aumentar a competição e garantir a eficiência do sistema, incentivar novos investimentos privados, assegurar a melhoria da qualidade dos serviços com preços mais justos ao consumidor e implementar a diversificação da matriz geradora de energia.
Com o aumento de mão-de-obra qualificada não encontrou investimentos para o desenvolvimento de capital humano, pois a questão de geração de emprego estava relacionada com a qualidade de postos de trabalho gerados.
Há uma queda da qualidade do emprego desde a década de 80, motivado pelo aumento do grau de informatização das relações de trabalho e a crescente terceirização, gerando uma piora na qualidade dos empregos formais que cada vez estão mais escassos.
O salário mínimo apesar de ter alguns reajustes após a implantação do Plano Real, continua insuficiente para as necessidades básicas do trabalhador.
Já na educação foram criados programas que provem do