Macroeconomia
-Política fiscal. Pode-se dizer que Política Fiscal é a atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos, Eles podem ser diretos, sendo cobrados diretamente sobre a renda, Que é o caso do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. E também podem ser indiretos cobrados indiretamente em transações intermediarias finais, incorporadas sobre o ICMS, ISS, COFINS e PIS.
Um impacto negativo trazido por essa arrecadação de impostos é as empresas clandestinas ou os tão conhecidos camelos. Que por sua vês trabalham sem gerar notas fiscais e prestando serviço ilegal para ter um maior lucro e menos despesas com o governo. Já que não vão ter que declarar imposto ou colocar imposto sobre as notas que deveriam emitir.
-Política Monetária.
A Política Monetária atua sobre a quantidade de moeda e títulos públicos, inseridas no mercado para a compra e venda de títulos, regulamentação sobre crédito e taxas de juros, entre outros. Quando o objetivo é manter a inflação compram-se títulos públicos, diminuindo o estoque monetário da economia. E quando a intenção é o crescimento econômico, o meio seria aumentar o estoque de moedas.
-Política Cambial.
A política Cambial é a ação do governo sobre a taxa de câmbio. O governo fixa ou permite que a taxa de câmbio seja flexível, através do Banco Central.
-Política de Rendas.
Trata-se a interferência do governo na formação de renda, através do controle e congelamento dos preços. Esse controle sobre os preços e salários é obtido através do combate ao aumento persistente e generalizado nos preços, que é a inflação. As políticas antiinflacionárias brasileiras são o salário mínimo, o congelamento de preços e salários