Estratégia e dinâmicas competitivas
Motivações para a estratégia; desafios para a estratégia; conceitos básicos e questões críticas do ambeinte
Passo 1
Definições:
Fluxogramas: são gráficos que representam o fluxo ou a sequência de procedimentos ou de rotinas. Existem vários tipos por exemplo: fluxograma vertical, fluxograma horizontal e fluxograma de blocos.
Estratégia: em termo empresariais, Lodi define a estratégia como “ a mobilização de todos os recursos da empresa num âmbito global visando antingir objetivos a longo prazo.
Motivação: está relacionada com o sistema de cognição do individuo. Cognição ( ou conhecimento) representa o que as pessoas sabem a respeito de si mesmas e do ambiente a seu redor. O sistema cognitivo de cada pessoa inclui seus valores pessoais e é profundamente influenciado pelo ambiente físico e social, por sua estrutura fisiológica, processos fisiológicos e por suas necessidades e experiências anteriores. Assim, todos os indivíduos são guiados pela sua cognição – pelo que sente, pensa e acredita. No fundo, as pessoas vêem o mundo tal qual elas são.
Fonte: Autor: Idalberto Chiavenato, Processos Administrativos “ Administração: Teoria, processo e prática” – PLT 2009
Desafios: desafio na cultura estratégica está estreitamente relacionada a uma atitude básica do que representa ser estratégico - a disposição de construir o futuro desejado, com o que isso envolve de exigência, no sentido de utilizar as próprias forças, aproveitar oportunidades, enfrentar ameaças e superar vulnerabilidades. E sem que essa empreitada se torne uma espécie de missão impossível (como no filme, só realizada por efeitos) ou uma expectativa tirânica de que os integrantes da organização tornem-se super-homens.
http://www.redegestao.com.br/desafio21/gec100.html
Ambiente organizacional: pode ser resumida como sendo tudo o que envolve uma dada organização, interna ou externamente. Para os estruturalistas o ambiente organizacional é constituído por organizações que