massa especifica
ENGENHARIA CIVIL
Leonardo Garcia
Professor Orientador do Experimento
Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira 1450 – Distrito Industrial II
Santa Barbara D’ Oeste – CEP 13457-190
Santa Barbara D’ Oeste – SP
Março de 2014
DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA DA ÁGUA
Grupo de Laboratório de Fundamentos de Hidrostatica e Calorimetria Março de 2014
Resumo
O objetivo desse relatório é determinar experimentalmente a massa específica da água comum (de torneira) e da água destilada utilizando o picnômetro. No final vamos comparar as massas específicas da água comum ( de torneira) e da água destilada e chegar a uma conclusão.
Introdução
Em laboratórios, a determinação da massa específica pode ser feita com grande precisão, por meio de aparelhos simples. Essa medida é de grande importância na ciência moderna, pois com ela pode-se chegar a valores aproximados dos pesos moleculares dos gases e dos pesos atômicos e moleculares de substâncias sob a forma de cristal. Seu estudo é importante subsídio na análise da constituição de soluções liquidas e gasosas, bem como na determinação de constantes físicas como a tensão superficial e a viscosidade.
Utilizaremos o picnômetro para determinar a massa específica da água comum e da água destilada. O picnômetro é um pequeno frasco de vidro construído cuidadosamente de forma que seu volume seja invariável. Ele possui uma abertura suficientemente larga e tampa muito bem esmerilhada, provida de um orificio capilar longitudinal.
No final do experimento poderemos comparar a variação entre as massas específicas da água comum e da água destilada.
Desenvolvimento experimental
Materiais utilizados: - picnômetro - balança de precisão