Massa especifica
MARCELO APARECIDO GUERRERO
LUIZ FRANCISCO PETRUS JUNIOR
PEDRO HENRIQUE
GUSTAVO ALVES ROSA
3° ANO DE ENGENHARIA CIVIL TURMA D
MASSA ESPECIFICA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
Relatório de experiência apresentado à disciplina de Materiais para Construção Civil, realizado no dia 21/03/2013, ministrada pelo Professor Jurandir Machado..
Sumário
1. Introdução
2. Objetivo
3. Equipamentos
4. Procedimento
6. Cálculos e Resultados
7. Conclusão
8. Referencias
9. Anexos
1. Introdução
Massa Especifica: A massa específica dos sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m3). A massa específica absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma massa específica própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
O Princípio de Arquimedes explica que um fluído em equilíbrio age sobre um sólido nele imerso (parcial ou totalmente) com uma força vertical orientada de baixo para cima, denominada empuxo, aplicada no centro de gravidade do volume de fluído deslocado, cuja intensidade é igual a do peso do volume de fluído. A massa específica de um corpo sólido pode ser definida como, a relação entre a massa de um corpo sólido e a massa de um volume igual de um líquido. A massa específica relativa é característica para cada sólido, e depende basicamente de dois fatores: dos elementos químicos que constituem o corpo sólido, (composição química), e a maneira como estes elementos estão arranjados dentro da estrutura. Se mergulhar no líquido um corpo sólido de forma e volume idênticos aos da porção líquida, não se alteram as condições de equilíbrio para o líquido. Então, as forças hidrostáticas, cuja resultante é o empuxo, continuarão a equilibrar o peso do líquido que agora foi desalojado pelo sólido. Na situação presente, porém, o empuxo estará agindo sobre o sólido, equilibrando o peso. A