massa especifica
DEPARTAMENTO DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL – DACC.
EDIFICAÇÕES 1031-3AM.
Introdução
Este ensaio foi feito no laboratório do IFMT, aplicado no dia //2014 pelos alunos do curso de edificações, 3º ano A, orientados pela professora Albéria Cavalcanti de Albuquerque na disciplina de materiais de construção. O ensaio foi realizado conforme a NM 23. O ensaio de determinação da massa específica consiste em especificar o volume ocupado pela massa do cimento, visando conhecer a proporção do cimento nas massas de concreto, facilitando o cálculo da quantidade de cimento na produção da massa.
Materiais
Frasco volumétrico de Le Chatelier;
Balança;
Recipiente;
Funis;
Métodos
1. Encher o frasco com o auxílio do funil de haste longa, com o líquido indicado no item 3 da norma NM 23 (no caso utilizamos aguarrás), até o nível compreendido entre as marcas correspondentes a zero e 1 cm³.
2. Secar o interior do frasco acima do nível do líquido.
3. Registrar a primeira leitura (V¹) com aproximação de 0,1 cm³.
4. Tomar 60 g de cimento Portland, que provoque o deslocamento do líquido no intervalo compreendido pela marca de 18 cm³ e 24 cm³, da escala graduada do frasco de Le Chatelier.
5. Introduzir o material em pequenas porções no frasco, com o auxílio do funil, atentando para que não ocorra a aderência de material nas paredes nas paredes internas do frasco, acima do nível do líquido.
6. Tampar o frasco e girá-lo em posição inclinada, ou suavemente em círculos horizontais, até que não subam bolhas de ar para a superfície do líquido.
7. Registrar a leitura final (V²) com aproximação de 0,1 cm³.
Resultados
Resultado do Ensaio de Massa Específica
Cálculo da Massa Específica ρ = m/V onde: ρ,é a massa específica do material