RULA
UTILIZANDO O MÉTODO RULA
1. O MÉTODO RULA
O método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) foi desenvolvido por Lynn
McAtamney e Nigel Corlett em 1993. É um método ergonômico para avaliar a exposição de indivíduos a posturas, forças e atividades musculares podendo contribuir para o desenvolvimento de LER (lesão por esforço repetitivo).
Este método possui como objetivo detectar posturas de trabalho ou fatores de risco que mereçam uma atenção especial. Possui como vantagem, a possibilidade de realizar avaliação inicial rápida de um grande número de trabalhadores, pois basease na observação direta das posturas adotadas das extremidades, tais como: pescoço, ombros e pernas, durante a execução de uma tarefa.
É um método de grande confiabilidade quando realizado por técnico com conhecimentos em ergonomia. Determina-se quatro níveis de ação de acordo com os valores que foram obtidos a partir da avaliação dos fatores de exposição.
A análise pode ser efetuada antes e após uma intervenção para demonstrar a efetividade de uma ação na diminuição do risco de lesão.
Sua aplicação resulta em um risco descrito por escore, variando de 1 a 7, onde as pontuações mais altas significam um nível de risco aparentemente elevado. Uma baixa pontuação não garante que o posto de trabalho está livre de problemas ergonômicos, e um escore alto não assegura que problemas de alta severidade existam. 2. Objetivo
Elaborar uma análise ergonômica, utilizando o método RULA, de um frentista de um posto de combustíveis.
1
3. Aplicação do Método
Para aplicação do método deve ser seguido o passo a passo apresentado abaixo:
1. Qualificar a posição do Braço, segundo o ângulo do cotovelo
2. Qualificar a posição do Antebraço, segundo o ângulo do cotovelo
3. Qualificar a posição do punho
4. Qualificar a rotação do Punho
2
5. Qualificar a Postura na Tabela A (Braço, Antebraço, Punho)
6.
Somar os pontos de