Metodo RULA
1. Método RULA
RULA (Análise Rápida dos Membros Superiores) é um método de análise que estuda o uso da ergonomia em locais de trabalho, onde foram relatadas doenças dos membros superiores ligadas ao trabalho. Foi desenvolvido por McAtamney e Corlett em 1993 de uma forma parecida com o método OWAS, onde demonstra uma rápida análise das posturas de pescoço, tronco e membros superiores junto com a função muscular.
O método usa gráficos das posturas do que permitem a avaliação da exposição aos fatores de risco e foi desenvolvido para
Identificar rapidamente os riscos das doenças dos membros superiores em trabalhadores.
Focalizar os esforços musculares associados à postura de trabalho, empregando força e trabalhos estáticos ou repetitivos, os quais podem contribuir para a fadiga muscular.
Dar resultados os quais possam ser incorporados a uma abrangente avaliação epidemiológica, física, mental, ambiental e dos fatores organizacionais.
O método RULA não exige equipamentos especiais para ser aplicado, ele oferece a oportunidade de investigadores serem treinados para a realização das análises sem nenhum equipamento especial.
É baseado em uma avaliação dos membros superiores e inferiores, sendo adaptado do método OWAS, acrescido de outras variáveis como: Força, repetição, amplitude do movimento articular.
O método usa diagramas de postura do corpo humano e três tabelas de escores que proporcionam a avaliação da exposição aos fatores de risco.
Os fatores de risco considerados foram: número de movimentos, trabalho muscular estático, força, postura de trabalho determinada pelo equipamento e mobiliário e tempo de trabalho sem pausa.
Composto de 3 etapas:
• Seleção da postura ou posturas para avaliação;
• As posturas são pontuadas usando uma planilha de pontos, gráficos de partes do corpo e tabelas;
• Essas pontuações são convertidas em 1 das 4 medidas propostas.
1.1