Trabalho MCC2 corrosão
2492 palavras
10 páginas
Lucas Henrique de Sousa SilvaCarlos Henrique
Combate a Corrosão
Uberlândia, Maio de 2014
Lucas Henrique de Sousa Silva
Carlos Henrique
Combate a Corrosão Metais de Sacrifício
Trabalho apresentado à disciplina Materiais de Construção Civil 2, do Curso de Engenharia Civil – Unitri, com o objetivo de estudar o funcionamento e aplicação dos Metais de Sacrifício.
Uberlândia, Maio de 2014 1.0 Corrosão
Por ordem, os metais de sacrifício agem de forma a proteger outro metal titular de sofrer o processo de corrosão.
Portanto, de princípio vamos entender, brevemente, do que se trata o processo de corrosão do aço/metal.
1.1 Corrosão
A corrosão consiste e se define na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não, associada a esforços mecânicos. Sendo ela, em geral, um ato de processo espontâneo.
No ato em que consideramos o emprego de materiais em instalações ou construções, se faz necessário que ele resista a ação do meio corrosivo, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas.
Em sua maior parte, quando adotamos esse procedimento preventivo contra a corrosão no inicio da utilização dos materiais, ocorrerá um significativo aumento da vida útil de sua estrutura, menos manutenções nos mesmos e claro uma economia de custos futuros.
A corrosão se faz em diferentes tipos de meios tendo sua maior frequência no meio aquoso, no qual o mecanismo da corrosão é essencialmente eletroquímico.
A mesma ainda causa e resulta em alguns fatores de deterioração, entre eles:
Desgaste
Modificações Estruturais e Propriedades
Variação Química
Falha de Função Química
A corrosão, conhecida de modo popular como a ferrugem, tem em seus aços comuns a reação com o meio ambiente formando uma camada superficial de