Método Rula
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DO SEMIARIDO-CDSA
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Método RULA
Jeffson Veríssimo
Sumé, julho de 2013
Método RULA
O método de Análise Rápida dos Membros Superiores (RULA) baseia-se em observar e analisar os membros superiores e inferiores. Com isso ele foi dividido em dois grupos: A e B. O primeiro abrange os membros superiores, constituídos pelos braços, antebraços e punhos. No segundo temos pescoço, tronco e pernas. As posturas são classificadas com base nas angulações entre os membros e o corpo. É um método de análise desenvolvido para o uso em investigações ergonômicas de locais de trabalho, onde foram reportadas doenças dos membros superiores ligadas ao trabalho. Este método não requer equipamento especial e oferece uma rápida análise das posturas de pescoço, tronco e membros superiores junto com a função muscular e a carga externa recebida pelo corpo (MCATAMNEY e CORLETT, 1993).
Para avaliação com o método RULA foi analisada seqüencial das posturas adotadas durante a realização de tarefas distintas em determinado setor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiarido (CDSA).
A realização errada de movimentos durante a jornada de trabalho acarreta sérios malefícios à saúde dos empregados. Esses problemas de saúde poderiam ser evitados caso existisse na instituição a preocupação em projetar o posto de trabalho corretamente. No estudo feito no posto de trabalho do setor da biblioteca, atrás vez do uso do software Ergolândia 3.0, foi possível observar que o trabalho se utiliza muito da parte dos membros superiores para desempenho da tarefa, segundo a coleta dos dados (angulação) e pelo que foi colocado em analise, pode-se ver necessária uma observação, para caso haja a necessidade de melhorias no posto de trabalho