Massa específica
UNIVERSIDADE DO PAMPA
CAMPU SÃO GABRIEL
CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
DISCIPLINA DE PROPRIEDADES FÍSICO-MECÂNICAS DA MADEIRA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: MASSA ESPECÍFICA
Lenon Augusto Simon Huller
São Gabriel, RS, Brasil
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
1.1 Propriedades Físicas – M.E. 2
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3-4
3 MATERIAIS E MÉTODOS 5
4 CÁLCULOS E RESULTADOS....................................................................................... 6-7
5 CONCLUSÃO........................................................................................................................8
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................9
INTRODUÇÃO
A massa específica é uma das propriedades que mais fornece informações sobre as características da madeira, como resistência mecânica, perda ou absorção de água e alterações na sua dimensão. Massa Especifica Básica: Utiliza – se para evitar erros em trabalhos científicos. Usando a fórmula: Onde: m0% = peso ou massa a 0% umidade (g; kg ou ton). vol = volume verde ou saturado (cm3 ou m3).
Massa Especifica Aparente: O termo “aparente”, utilizado para a massa específica (densidade) e porosidade, indica que o volume medido para as determinações é relativo ao volume total das amostras analisadas, ou seja, o volume de sólidos mais o volume de poros (espaços vazios). A massa específica aparente é expressa em g/cm3, kg/m3 ou t/m3. A porosidade aparente e absorção d’água são expressas em porcentagem, indicando respectivamente a porcentagem total de espaços vazios em um volume de rocha que pode ser 0%, 12% ou 15%. As fórmulas:
Propriedades Físicas – M.E.
Dentre