Administração
Trabalho apresentado na disciplina de Formação do Brasil Contemporâneo, do Curso de Administração, da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana, ministrado pela Professor Maurílio Rompatto, como requisito parcial de aprovação.
Apucarana
2013
1- Quais foram as causas internas e externas do movimento político denominado “Revolução de 30? O que diz Boris Fausto da crise econômica? Em sua concepção, qual foi a importância dela para o surgimento da República Nova? Comente a partir das considerações de Boris Fausto sobre a influência da crise econômica para a revolução.
As causas internas: camadas médias urbanas contra o predomínio e a hegemonia das oligarquias rurais cafeeiras. Causas externas: a crise do sistema capitalista mundial. A crise econômica era importante enquanto fator explicativo do surgimento da República Nova. A influência da crise foi na transferência do mecanismo do instituto do café para estoques reguladores tentando manter os níveis do preço do café.
2- O que levou ao rompimento do acordo do Café Com Leite e como se deu a formação da Aliança Liberal?
O Rompimento do acordo Café Com Leite foi baseado no movimento tenentista, queria desabilitar a política oligárquica com revoltas na década de 1920. Diante desse quadro definiu o rompimento da política do Café Com Leite articulando a Aliança Liberal juntando força para que se tivesse uma canditadura alternativa.
3- Como foram os preparativos para as eleições de 1930? Qual foi seu resultado e porque os aliancistas não concordaram com ele?
4- Como foi a participação e as articulação dos tenentes para deflagração do levante? Por que Luis Carlos Prestes recusou o comando da “revolução”? Em que consistiu seu”Manisfesto de Maio” de 1930?
5- Por que Getúlio Vargas não quis de imediato a revolta armada? Qual acontecimento precipitou a revolução? Por que se diz que o apoio das Forças Armadas foi crucial para o sucesso da “revolução”?