Massa específica
Neste artigo será feita uma breve abordagem sobre massa, volume e massa específica, tão logo a apresentação da fórmula utilizada para o cálculo da massa específica, posteriormente narramos como foram realizados os procedimentos para o experimento que tinha como objetivo determinar a massa específica (densidade) da água, do álcool e de dois corpos de prova sólidos, desde a obtenção dos valores de massa e volume determinados de forma pratica e em seguida aplicação da fórmula para o cálculo da densidade.
Nos resultados serão apresentados os valores obtidos de forma pratica e a utilização da fórmula, também a determinação dos elementos que compõe os corpos de prova sólidos através da massa específica calculada, concluindo por hora o estudo.
2.1. Massa O conceito de massa é muito amplo, no entanto de uma maneira geral pode-se dizer que massa é a medida da quantidade de matéria e é representada no sistema internacional de unidades pelo quilograma (kg).
2.2. Volume
O conceito de volume pode ser entendido como a quantidade de espaço que um corpo ocupa e sua unidade padrão no sistema internacional é o metro cúbico (m³).
2.3. Massa específica
O conceito massa específica ou densidade como também é tratado neste artigo é dado como a concentração de massa em determinado volume, sendo obtido através do quociente da massa pelo volume e sua unidade padrão no sistema internacional é o quilograma por metro cúbico (kg/m³).
3. Procedimentos
Para a realização deste experimento foi utilizada uma balança, uma proveta com capacidade de 250 ml (duzentos e cinquenta mililitros) e outra de 10 ml (dez mililitros), barbante e densímetro como instrumentos para a realização do experimento e água, álcool e dois corpos de prova como objetos a serem estudados.
Primeiramente queríamos descobrir a massa específica da água, para isto medimos a massa da proveta de 10 ml vazia, logo após depositamos 8 ml de água na proveta sendo verificado a ocorrência do menisco e sendo