Candidiase masculina
Quando o crescimento do fungo é exageradamente grande, o homem apresenta sintomas similares ao da candidíase vulvovaginal. É imprescindível manter em mente que a candidíase não é uma doença “que se pega”, mas sim uma condição que o próprio corpo desenvolve quando há um crescimento excessivo da população de um fungo que vive normalmente no corpo de todo mundo. Homens e mulheres, de qualquer idade, podem ter candidíase em diversas partes do corpo (genitais, boca, esôfago, pele em geral, bexiga, intestinos, unha, couro cabeludo, entre outras áreas menos comuns).
A candidíase é uma doença que aparece somente quando há um de dois fatores possíveis: baixa imunidade ou excesso de açúcar no sangue. Esses dois fatores podem ser causados por uma variedade de condições, citadas a seguir neste artigo.
Abaixo estão alguns dos mais comuns sintomas da candidíase peniana: - Dor durante a relação sexual;
- Sensação de queimação ao urinar;
- Assaduras na cabeça do pênis;
- Leve inchaço;
- Manchas ou placas brancas no pênis;
- Eventual corrimento semelhante ao sêmem.
As causas da candidíase em homens podem estar ligadas a fatores imunológicos ou relacionadas ao nível de açúcar no sangue.
Veja abaixo uma lista de fatores que podem sozinhos ou combinados causar a candidíase masculina:
- Diabetes ou tendência a diabetes - o nível de açúcar no sangue é o fator principal que causa a candidíase em homens. Se você não tem diabetes, veja se tem casos na família e teste o nível de açúcar no sangue;
- Uso de drogas - maconha ou outras drogas imuno depressoras;
- Alimentação pouco saudável com alto nível de açúcar (o que inclui também massas brancas);
- Consumo de álcool, principalmente de cerveja - a cerveja contém malte de cevada,