Prática 1
Um elemento químico pode ser definido como uma substância que possui átomos com mesmo número de prótons, ou seja, o mesmo número atômico. Este último pode ser considerado a identidade do átomo, pois não existem átomos de elementos químicos diferentes com o mesmo número atômico, se tem o mesmo número atômico, logo é o mesmo elemento.
Ter conhecimento de todos esses conceitos é importante na hora de determinar a massa atômica de um elemento, que nada mais é que a média ponderada das massas dos isótopos. Os isótopos são exatamente os elementos que tem a mesma quantidade de prótons, mas vale ressaltar que o número de nêutrons pode variar, o que provoca número de massas diferentes.
Os elementos usados nesse experimento foram o ácido nítrico (HNO3) e o Magnésio Metálico que sofreram uma reação após entrarem em contato, junto à água e logo depois foram levados para o aquecimento, a partir das conclusões tiradas dessas etapas foi possível determinar a massa atômica desse elemento. Mas afinal, como se calcula a massa atômica? Para calcular a massa atômica de um elemento, basta ter conhecimento dos isótopos do qual ele é constituído e em que proporções. A unidade usada para este fim é a unidade de massa atômica, ou simplesmente u. Essa unidade corresponde a 1/12 do carbono-12, ou seja, indica quantas vezes a massa de um átomo é maior que 1/12 da massa do carbono.
Na prática os conceitos foram aplicados em cada etapa do processo e um ponto importante a ser observado é que a balança utilizada para pesar os elementos era de precisão, ou seja, com relação à massa tudo tem que ser feito com grande exatidão.
2. MATERIAIS E REAGENTES
Tripé
Triângulo de porcelana
Cadinho de porcelana
Bico de Bunsen
Pinça de metal
Espátula
Pêra
Ácido Nítrico (HNO3)
Magnésio Metálico
Água
O cadinho utilizado no procedimento apresentava certa fragilidade devido à rachadura, então o material precisou ser usado com o dobro de cuidado.
O