Pratica 1
Componente curricular: FARMACOLOGIA
Docente: ELENILDA
Período/Turno: 3º VESPERTINO
Data: 01.03.2015
Estudante: Camila de Oliveira Flausino
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE DROGAS
Introdução
A prática de administração de medicamentos é uma atividade frequente para a enfermagem. Essa prática deve ser vista por todos os profissionais de saúde como a terapia medicamentosa, sendo, portanto, apenas uma das etapas do processo de medicação. Em vista, da responsabilidade, a enfermagem deve ater-se não somente aos procedimentos técnicos e básicos, mas identificar caminhos percorridos pelo medicamento, desde a prescrição até a sua administração ao paciente.
Para que o objetivo da terapêutica seja alcançado, faz-se necessário que a administração seja realizada com eficiência, segurança e responsabilidade. O local escolhido precisa exercer seus efeitos de modo local e sistêmico. É necessário se conhece bem as vias de administração. Para que a resposta do medicamento seja eficaz.
Objetivo
Apresentar as principais vias de administração de drogas em animais e comparar os tempos de ação dos anestésicos administrados.
Métodos
O experimento foi realizado com dois animais, ratos wistar provenientes dos biotérios da FADBA.
No rato nº 1, foi administrado via intraperitoneal o anestésico Xylazina e ketamina (relaxante muscular). No rato nº 2, foi administrado via inalatória o anestésico éter. Depois de administrados devem ser analisados: o comportamento, a respiração e o tempo para cada efeito da droga.
Resultados
RATO
VIA DE
ADMINISTRÇÃO
COMPORTAMENTO
RESPIRAÇÃO
TEMPO INICIAL
TEMPO FINAL
1
INTRAPERITONIAL
Agitado
Assustado
Explorador
Cambaleando
Rastejando
Tranquila
Ofegante
4:24
40 – 60 min
2
INALATÓRIA
Explorador
Nervoso
Cambaleando
Ofegante
Taquipnéia
0:34,8
1:47
Conforme os dados na tabela pode ser observar que dependendo da droga e da via o tempo de ação varia, no rato 1 o tempo para a droga fazer efeito