Marketing pessoal em Enfermagem
Enfermagem
Acadêmicas
Marketing
Marketing caracteriza-se como um processo social e gerencial onde os indivíduos e grupos obtêm aquilo que necessitam, utilizando-se da criação, oferta e troca de produtos de valor.
Marketing pessoal
O marketing pessoal e/ou de pessoas, vem sendo praticado em nossa sociedade e no mundo atendendo a diversas profissões. A concepção de marketing de pessoas significa um “conjunto de atividades realizadas para criar, manter ou modificar atitudes ou comportamentos existentes em relação a determinadas pessoas”.(Kotler 1999 p. 462)
Marketing e a enfermagem
O marketing pessoal permite que o profissional enfermeiro crie no seu ambiente de trabalho, ações a partir das prioridades, parâmetros, condutas, posturas, vínculo entre sua presença/trabalho com o cliente. Em todos os momentos de sua trajetória a “pessoa” constrói uma imagem, representação esta, fundamental para o profissional enfermeiro e para os outros
(clientes/sociedade).
Marketing e a enfermagem
Quando
o enfermeiro inicia suas atividades no mercado de trabalho, é inserido no mercado de imediato e projetado na prática assistencial de modo intenso, trabalhando muitas horas, dedicando-se à sua função seja qual for à organização contratante.
Marketing e o Corpo
A comunicação não verbal expressa-se mediante quatro comportamentos fundamentais: espacial; motor-gestual; mímico-facial e visual”. O modo como o corpo fala, como olha, como conduz mãos, em que tom/timbre a voz emite sons, a compreensão deve ser nítida para que o outro entenda; o olhar, importante veículo da linguagem, deve ser firme, seguro na direção escolhida, pronto para olhar o outro e a si mesmo Maldonato (2004, op. cit., p.95).
Marketing e o Corpo
Estar atento normalmente é uma condição profissional, mas esta atenção deve ser remetida também à sua pessoa, não só com o corpo, mas com um conjunto de variáveis que apresentam este corpo; sapatos dizem muito da pessoa, roupas devem ser