Análise
CURSO SUPERIOR DE ENFERMAGEM
Rodrigo Andrade Hilário
Análise textual e temática
Orientador: Prof. Mestre Jeanice Lasta
Torres
2014/2
• Introdução: O cenário atual dos serviços de saúde demonstra uma demanda crescente de pacientes em busca de cuidados prestados pelos profissionais da área; todavia, sem o aporte equivalente de recursos financeiros, as organizações decidem reduzir o número de colaboradores da enfermagem. Os profissionais de enfermagem, por sua vez, procuram por melhores ambientes de trabalho nos quais a proporção paciente/enfermeiro seja propícia ao desempenho de suas funções, com satisfação e segurança.
• Dados sobre a autora: Rosana Chami Gentil possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Adventista de Enfermagem (1978), Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2012), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2005) e Mestrado em Administração Hospitalar pela Faculdade de Saúde São Camilo (1992). Foi Coordenadora do Curso de Pós Graduação do Curso de Especialização em Enfermagem em Emergência da Universidade de Santo Amaro (2007-2013) e professora da Graduação da Universidade de Santo Amaro (2001-2013). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem em Emergência, Administração em Enfermagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: assistência de enfermagem a pacientes críticos, enfermagem em emergências, remoção aeromédica e transporte aéreo e em Capelania Hospitalar (Assistência Espiritual).
• Produção bibliográfica: Além do artigo “O enfermeiro não faz marketing pessoal: a história explica por quê?”, a autora escreveu muitos outros artigos de grande importância como “Organização de serviços de capelania hospitalar: um estudo