trabalho individual alana 4 fase 2015
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
4 REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
A matemática financeira possibilita um maior estudo sobre a área financeira de determinado segmento.
Ela analisa algumas alternativas, propostas de investimentos e financiamentos de bens de consumo, como imóveis por exemplo. Os principais conceitos da Matemática Financeira são capital, juros, regime de juros simples e de juros compostos, taxa de juros, montante, desconto e fluxo de caixa.
DESENVOLVIMENTO
No atual sistema econômico, existem diversas aplicações para a Matemática Financeira. Umas estão presentes no dia-a-dia das pessoas, um bom exemplo disso são os financiamentos de carros ou até mesmo de imóveis, compras nos cartões de crédito e crediários em lojas, aplicações nas bolsas de valores, etc...
Toda e qualquer movimentação financeira é baseada na estipulação de taxas de juros. Quando realizamos um empréstimo, o pagamento é feito através de prestações, as quais serão mensais e acrescidas de juros, isto é, que o valor final será maior que o valor inicial. A esta diferença damos o nome de juros.
O conceito de juros surgiu a partir do momento em que o homem percebeu a existência da afinidade entre o dinheiro e o tempo.
Ela tem extrema importância na tomada de decisões na empresa, e a aplicação da matemática financeira quando bem desenvolvida traz uma maior rentabilidade, maximizando os resultados da empresa. Na verdade, todo conhecimento é válido para o ser humano.
De acordo com Grapelli e Nikbakth (1998) “Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negocio”.
Para a gestão de negócios a contabilidade é uma ferramenta muito importante. A contabilidade gerencial é a utilização de registros e controles contábeis com objetivos de gerir uma entidade.
O primeiro passo para uma verdadeira contabilidade é que a mesma seja atualizada e mantida com