Prospecção mecânica na construção civil
As obras de engenharia civil, por mais simples que sejam, só podem ser convenientemente projetadas depois de um adequado conhecimento do terreno no qual serão implantadas; este é um factor essencial para que o engenheiro do projeto possa desenvolver alternativas que levem a soluções tecnicamente seguras e economicamente viáveis. No caso de obras nas quais os solos ou rochas são utilizados como materiais de construção, como nas barragens, aterros, etc., torna-se também necessário conhecer o subsolo das áreas que servirão de jazidas ou empréstimos para estas obras.
Para uma exploração do subsolo que visa obter as informações e características de um terreno deve-se fazer um planeamento em função de alguns factores que serão expostos no desenvolvimento deste trabalho. Este planeamento deve levar em consideração a importância e o tipo da obra, bem como a natureza do subsolo. Assim solos que apresentam características peculiares de comportamento, como colapso, alta compressibilidade, elevada sensibilidade, e outras exigem cuidados e técnicas diferentes das utilizadas em solos com comportamento típico. Existem varias etapas para averiguar a constituição, as características mecânicas e outras propriedades do solo ou do subsolo dos locais a serem implementados os projetos de engenharia. Uma destas dá-se o nome de prospecção.
2. OBJECTIVOS OBJECTIVO GERAL
Conhecer os conceitos de prospecção mecânica e suas aplicabilidades na engenharia civil. OBJECTIVO ESPECÍFICO
Conhecer as técnicas de prospecção mecânica.
Conhecer as suas vantagens, desvantagens e aplicabilidades.
Forma de aplicação na construção
3. PROSPECÇÃO.
Prospecção é uma palavra com origem no latim “prospectione” que significa a ação de prospectar ou pesquisar. Em geologia, a prospecção consiste em um conjunto de trabalhos geológicos e mineiros que têm como objetivo reconhecer o valor econômico de um jazigo ou de uma região mineira. Existem três tipos de prospecção utilizados