OBRAS SUBTERRANEAS
Engenharia Ambiental – 6º Período
Obras Subterrâneas
Ipatinga – 2009
NOME DO ALUNO
Obras Subterrâneas
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Geotecnia Ambiental, do curso de Engenharia Ambiental, 6º Período, da Universidade Presidente Antonio Carlos – UNIPAC, ministrado pelo Professor Adonai Gomes Fineza.
Ipatinga – 2009
Índice
1 – Introdução
A história da humanidade sempre esteve ligada a algumas fases de desenvolvimento do uso do espaço subterrâneo. No inicio, na era das cavernas o homem o explorava como forma de moradia e proteção; depois se viu a era das tumbas, no Egito antigo a cerca de 5000 anos. Em seguida veio à era da mineração, e posteriormente a era dos canais de navegação na Europa. Por ultimo, a engenharia de túneis foi fortemente impulsionada no século XIX, na chamada Era das Ferrovias. Quanto ao uso do espaço subterrâneo em meio urbano, tem-se noticia das cidades subterrâneas da Capadócia (Turquia) e os desenhos de infra-estrutura urbana de Leonardo da Vinci. Os túneis e as obras subterrâneas têm adquirido uma importância crescente no planejamento e gestão do espaço, tanto em áreas urbanas como no atravessamento de zonas montanhosas. As inúmeras vantagens da utilização do espaço subterrâneo são apenas ensombradas pelos seus custos associados, dado tratar-se de estruturas complexas executadas por técnicos e empresas altamente especializados.
A concepção, projeto e execução de um túnel recorrem, desde o início, a Ciências ou ramos destas, nomeadamente a Geotecnia e a Geomecânica, que conjugadas com a Economia, constituem o que se denomina como Engenharia de Túneis.
A Engenharia de Túneis recebeu parte do seu legado da Engenharia de Minas, área com vasta experiência do ambiente subterrâneo e que contribuiu decisivamente para o