Obras Civís Subterrâneas
DISCIPLINA : GEOLOGIA
OBRAS CIVIS SUBTERRÂNEAS
Caçador, junho de 2013
UNIVERSIDADE DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
DISCIPLINA : GEOLOGIA
OBRAS CIVIS SUBTERRÂNEAS
Acadêmicos:
Cleomar de Oliveira
Vimar dos Santos
Clodoaldo Perico
Osmar Fabio Dagostini
Gabriel
Caçador, junho de 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo abordar as questões ligadas a obras civis subterrâneas, no que tange seus aspectos construtivos, principais características, enfim aspectos geotécnicos de uma forma geral, assim contribuindo para os conhecimentos inerentes à área da engenharia civil.
2 Tipos de Obras Civis Subterrâneas
Túneis
Segundo Francis & Rocha ( 1998), correspondem a mais de 90% do volume de escavações civis subterrâneas em todo o mundo, sendo que os comprimentos e seções transversais mais comuns variam respectivamente de 150 a 1.500 m e 15 a 75 m².
Acessos e galerias
Constituem pequenos túneis de comprimentos e seções transversais abaixo de 150m e 15m², podendo servir para transferir vazões líquidas sob pressão ou sob ação exclusiva da gravidade.
Poços
Servem para interligar diferentes cotas com pequeno desenvolvimento em planta, possuindo seções transversais de 4 a 16m², podendo chegar até 30 a 60m².
Cavernas
Resultam de grandes escavações com larguras, alturas e comprimentos de 30 a 60m, 20 a 40m e 100 a 300m, respectivamente, servindo para acomodar conjuntos de equipamentos hidromecânicos para geração de energia elétrica ou para recalcar vazões de água bruta servida.
3 Métodos Construtivos
3.1 Escavação a fogo Francis & Rocha, relatam que escavações com explosivos ainda são as mais comuns e versáteis e, dependendo da heterogeneidade do maciço e extensão do túnel, podem ser mais econômicas. A