redesdedistribuicaosubterraneas 5

5632 palavras 23 páginas
UTILIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE

REDES DE
DISTRIBUIÇÃO
SUBTERRÂNEAS
1ª edição

guia para os municípios e empreendedores APRESENTAÇÃO
A COPEL E A EVOLUÇÃO DAS REDES DE DISTRIBUIÇÃO

A

tecnologia aplicada à construção das redes de distribuição de energia elétrica seja aérea convencional, aérea compacta ou subterrânea tem apresentado expressiva evolução ao longo dos anos em todo o mundo, cujo resultado se reflete no produto final através de custos reduzidos e maior nível de segurança. Por esse motivo, a utilização de padrões construtivos mais modernos e confiáveis se constituem em tópico de grande importância entre as concessionárias de energia elétrica no Brasil, inclusive a Copel.
Especificamente sobre as redes subterrâneas de distribuição de energia, pode-se constatar que, atualmente, seu custo de implantação é aproximadamente seis vezes menor do que há 10 anos. Tal redução de custos implica pelo aumento da demanda por esse tipo de rede para empreendimentos dessa natureza.
A Copel, alinhada às demandas da população e dos municípios, e a fim de atender os índices de confiabilidade exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica –
Aneel, órgão regulador do sistema, apresenta aos municípios e aos empreendedores interessados na implantação de redes de distribuição subterrâneas um guia prático com informações importantes no processo de conversão ou implantação de novas redes. Este manual técnico abrange todas as fases de implantação de uma rede subterrânea, desde planejamento, arquitetura exigida e requisitos técnicos e de qualidade exigidos pela Copel.
Ressalta-se que este manual não é aplicável às linhas de distribuição iguais ou maiores a 69 kV.





SUMÁRIO
P ÁG INA

P ÁG INA

16

P ÁG INA

Apresentação

1. REDES DE
DISTRIBUIÇÃO
SUBTERRÂNEAS

2. PASSOS PARA UMA
DECISÃO SEGURA:
COMO PLANEJAR UM
EMPREENDIMENTO

3. ONDE APLICAR
AS REDES
SUBTERRÂNEAS

4. TIPOS DE REDES
E TOPOLOGIAS

5. PADRÕES
CONSTRUTIVOS

8. REQUISITOS
EXIGIDOS
PELA COPEL

9. PRAZOS E

Relacionados