Resumo Redes sem Fio (Todo conteúdo)
1 - Sistema Móvel Celular (AMPS – Primeira geração 1G)
História
O primeiro sistema que foi implantado foi o AMPS. Ele foi concebido pelos laboratórios Bell. Entrou em operação nas primeiras décadas de 80. Logo depois já apareceram os sistemas asiáticos e europeus. Os aparelhos eram volumosos. A finalidade era proporcionar telefonia para os automóveis.
O consumo de energia era proveniente da bateria do automóvel. Peso de 2 Kg aproximadamente. Mas o pessoal gostava porque quem tinha celular na época era ostentação. Você tinha que ser sorteado para ter uma linha. Você se inscrevia e tinha um sorteio. E você poderia vender esta carta quando era sorteado. Na década de 80 a Motorola apresentou o terminal portátil.
Em 1991 chegou o celular no Brasil. O Brasil implantou o sistema AMPS (Analogic Mobile Phone
System ou Service) que é um sistema analógico de telefonia móvel celular, usado nos EUA, México e Canadá, além de diversos países da América do Sul.
Mas antes do AMPS, a primeira geração, já existia nos EUA um sistema de telefonia móvel utilizado pelo corpo de bombeiro americano. Havia a central do bombeiro e os caminhões se distanciavam até um determinado local, e como a potência da antena e do transmissor onde era a cede do corpo de bombeiro era forte, ela alcançava os caminhões em distância bem longa. O objetivo era fazer com que o bombeiro se comunicasse com a torre central.
Características do primeiro Sistema
A potência de transmissão deveria ser muito alta porque quanto mais alta a potência, mais distante o sinal chega. Se você tem uma potência forte, ou seja alta, quanto mais longe estava o carro do bombeiro conseguiria mesmo assim ainda falar com a central. Esta era a primeira característica dos sistemas móveis. O primeiro sistema móvel, sem fio, lá nos EUA. Primeiro era que a potência era muito alta.
Segundo é que as antenas e as torres eram também muito altas. Quanto mais alta a torre, mais distante o sinal chegava.
Então a gente tinha nos primeiros