Chuva acida e Efeito Estufa
E
Efeito estufa
Escola: Interativo
Aluno: Júlio Nogueira
Introdução
Nesse trabalho falaremos sobre a chuva ácida e o efeito estufa. A chuva ácida consiste no pH baixo; quanto mais baixo o pH, maior a ácidez. E o efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento da Terra. É necessário para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Sem ele, a terra seria muito fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.
Apesar de necessário, tanto a chuva ácida quanto o efeito estufa devem ser controlados com o fim de se evitar danos aos seres humanos.
Chuva ácida
- Como é formada: A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico (HNO3), ou o ácido sulfúrico (H2SO4).
- Efeitos para o meio ambiente: Os efeitos mais nocivos da chuva ácida ocorrem no meio ambiente. Um lago, por exemplo, que possui um pH em torno de 6,5 não sobrevive a um pH abaixo de 4 ou 4,5, podendo ocorrer a morte de todos os seres que vivem ali.
A chuva ácida também causa a acidificação do solo tornando-o improdutivo e mais sensível à erosão. A acidez do solo, inclusive, é um dos principais fatores para a diminuição da cobertura vegetal em diversos países. Estudos recentes publicados pelo WWF apontam que a chuva ácida já um dos principais responsáveis pelo desmatamento na Mata Atlântica.
Efeito estufa
- Como é formado: Acontece da seguinte forma: os raios provenientes do Sol, ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionados ao espaço, como radiação infravermelha. Ou seja: cerca de 35% da radiação é refletida de volta para o espaço, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. Isso por causa da ação refletora de uma