Efeito estufa e chuva ácida
Efeito estufa → é um fenômeno que existe desde a formação da Terra, e sua função é servir como regulador térmico, aquecendo o Planeta e mantendo-o com uma temperatura agradável para a sobrevivência de diversos seres vivos. Já que sem os gases do efeito estufa (CO2, NO2, CH4 e alguns outros), o Planeta seria mais frio.
Contudo, o efeito estufa tem aumento devido à poluição ambiental e emissão de gases tóxicos pela queima de carvão, matéria orgânica e combustíveis fósseis, como derivados do petróleo. O efeito estufa se resume na absorção de calor por gases como o dióxido de carbono, principal gás responsável, metano, CFCs e outros. O fenômeno funciona da seguinte forma:
Raios solares atingem a Terra;
Muitos raios já refletem na atmosfera e retornam para o espaço;
O restante atinge a crosta terrestre (solos, rios, mares, árvores etc);
Os raios aquecem a matéria que atingiram na crosta e são convertidos em calor pela vibração dos átomos e moléculas;
Os átomos e moléculas aquecidos irão emitir raios infravermelhos, que não podem ser vistos;
Os raios infravermelhos não conseguem sair da Terra para o espaço, devido aos gases do efeito estufa, principalmente pelo dióxido de carbono, que impedem sua passagem;
Dessa forma, quanto mais CO2 na atmosfera, mais calor ficará retido e a Terra, consequentemente, mais quente.
O aumento do efeito estufa causa diversos problemas ambientais, devido às alterações climáticas, como o aumento do nível do mar e de temperatura, derretimento das geleiras e consequente morte dos animais de climas polares. Além do derretimento de neve em estações de esqui e snowboard, o que prejudicaria os atletas, e também o risco de extinção de espécies de plantas e vegetações de clima frio.
Algumas medidas de prevenção que poderiam ser adotadas pela sociedade é a colocação de filtros nas chaminés das fábricas, diminuição de carros nas vias ou carros mais sustentáveis, diminuição do uso de aerossóis,