Competência Profissionais do Século XXI
SÉCULO XXI
Wando Carlos
Produção independente
RESUMO
Uma das principais etapas da Gestão de Pessoas é o desenvolvimento das competências dos seus colaboradores, que estão intimamente relacionadas ao conhecimento, habilidades e atitudes. Neste sentido, o presente estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório descritivo, tem por objetivo apresentar as principais competências necessárias aos profissionais do século XXI. Dentre os resultados, destaca-se que as competências profissionais dizem respeito ao desenvolvimento de formas adequadas para administrar a complexidade dinâmica do cenário interno e externo à organização, através do saber e saber fazer. Além disso, as competências precisam atender às necessidades da empresa e do próprio profissional, por meio da aplicação prática das novas competências criando, assim, um círculo de melhoria contínua no sistema empresarial, no qual as duas partes saem beneficiadas: o empregado e o empregador.
Palavras-chave: Competências; Profissional; Século XXI.
1 INTRODUÇÃO
Levando em conta que o mercado atual está cada vez mais competitivo é de fundamental importância que os profissionais estejam preparados adequadamente para enfrentá-lo. À medida que o profissional do século XXI desenvolve suas competências, aumenta consideravelmente a possibilidade de o mesmo alcançar seus objetivos, bem como as metas da organização. Para isso, é preciso identificar quais as principais competências necessárias aos profissionais do século XXI.
Desse modo, o presente estudo tem por objetivo apresentar as principais competências necessárias ao profissional do século XXI, com base em especialistas do assunto, através de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Apesar de existirem diversas abordagens de quais seriam as principais competências de um profissional, no atual século XXI, para efeito deste estudo, utilizaram-se aquelas destacadas por Le Boterf