Administração no século xxi
14
AULA
Desafios para a administração brasileira no século XXI
Meta da aula
Apresentar o contexto da administração brasileira do século XXI, a demanda atual e seus reflexos sobre o mercado da denominada Era do Conhecimento.
Esperamos que, após o estudo do conteúdo desta aula, você seja capaz de:
1
reconhecer as exigências atuais da administração;
2
verificar a relação entre empreendedorismo, liderança e equipe;
3
identificar o cenário da Era do Conhecimento;
4
identificar algumas noções sobre responsabilidade social.
Administração Brasileira | Desafios para a administração brasileira no século XXI
INTRODUÇÃO
Para melhor entendimento do cenário atual da Administração do século XXI, inicialmente será apresentada a demanda atual do perfil do administrador, um profissional líder e empreendedor.
Há uma nova ordem mundial. A globalização e a competitividade acirrada norteiam os ambientes (interno e externo) das organizações. A globalização derrubou e continua derrubando barreiras, línguas, costumes, hábitos, e cria e recria continuamente um mundo de negócios. Lidar com a rapidez desse processo exige um perfil dinâmico e empreendedor dos líderes que estão à frente das organizações, o que requer uma cultura organizacional voltada para a Gestão de Conhecimento e para a Gestão de Competências.
As empresas devem buscar sustentabilidade e o desenvolvimento de programas de responsabilidade socioambiental pautados na Ética de Negócios.
O CENÁRIO ATUAL
A Era do Conhecimento, concretizada particularmente pela
Tecnologia da Informação – alicerça o surgimento de novos conceitos da teoria das organizações, entre eles, a descentralização e diversificação, a cultura da qualidade, empresas verdes ou ambientalmente responsáveis, g estão de competências, aprendizado contínuo etc. São questões que atualmente norteiam a maioria das organizações, que buscam sustentabilidade, dinamismo e estratégias