A administração no século xxi
GESTÃO DE PROCESSOS GERENCIAIS
TÓPICOS GERENCIAIS CONTEMPORÂNEOS
A ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI
Dircéia Rodrigues César Pólo: Venda Nova/BH/MG
Belo Horizonte
2º Semestre de 2010
TEMA
“Administração no Século XXI”
TÍTULO
Tópicos Gerenciais Contemporâneos
OBJETIVO
Objetivo do presente trabalho é buscar os fatores condicionantes do desempenho dos líderes, que atingem um grau de aprovação, na visão dos subordinados. Também buscar os aspectos comportamentais e funcionais que diferenciam o líder empresarial da figura tradicional do gerente, levando-o do desempenho de suas atividades de forma eficaz estabelecendo um modelo de líder no século XXI.
JUSTIFICATIVA
A justificativa da elaboração deste trabalho é servir aos profissionais interessados no aprimoramento das organizações, do compromisso corporativo, da gestão do clima organizacional, na consecução e alcance dos objetivos estratégicos, missão, visão e metas. Poderá ser útil aos gestores, consultores, professores e estudiosos que tenham o compromisso de aprimorar, continuamente, sua postura, habilidades, práticas e atributos na gestão de pessoas, especialmente neste ambiente impreciso e complexo dos dias atuais. Sua principal contribuição reside na apresentação de estudos distintos sobre atributos de liderança que definem, na personalidade do líder, um diferencial que conduz os liderados ao comprometimento em relação às metas propostas e aos líderes à eficácia, ao saber, a integridade.
INTRODUÇÃO
O entendimento da função de liderança talvez seja uma das principais buscas da sociedade. E por razões óbvias: o destino de uma família, uma empresa, uma comunidade, um país, está diretamente associado à capacidade de sua liderança. Vivemos em uma época em que a tecnologia contribui