A fonoaudiologia no auxílio aos cantores
Para o aprimoramento das qualidades da voz é necessário desenvolver a tonicidade e a agilidade muscular do trato vocal (realizando exercícios adequados). É necessário conhecer seu instrumento vocal para depois poder utilizá-lo com rendimento máximo.
Nos últimos tempos a fonoaudiologia tem reservado atenção especial ao campo denominado voz profissional, de forma que indivíduos que utilizam a voz como instrumento de trabalho, estão cada vez mais próximos dos Fonoaudiólogos, mostrando que há necessidade de uma orientação para a preparação vocal, melhorando o desempenho vocal do indivíduo, seja ele professor, radialista, repórter, ator ou cantor.
O fonoaudiólogo pode assessorar e realizar um trabalho de orientação, prevenção e aprimoramento de voz, o que traz como benefício não somente uma qualidade de voz boa e adequada para o canto, mas principalmente garante saúde vocal ao cantor. Para se ter uma boa voz é preciso que esta seja produzida de forma natural, respeitando a afinação, a ressonância, a articulação e projeção do som. Existem vários hábitos que podem ser nocivos para a voz do cantor, tais como:
• Pigarrear: é um atrito forte e agressivo, podendo provocar irritação.
• Gritar: utiliza a laringe em sua força máxima, aumentando o risco de aparecimento de lesões em superfície das pregas vocais.
• Falar cochichando ou sussurrando: é um ato de extrema força, podendo ser lesivo às pregas vocais.
• Falar fora de sua freqüência habitual: ao cantar e falar variamos constantemente a freqüência de nossa voz, mas existe um valor médio onde esta se situa. É comum, encontrarmos cantores que utilizam na