Fonoaudiologia
CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA
VOZ
AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL
ANDRÉA COELHO GAGLIARDI MOTA
SÃO PAULO
1998
CEFAC
CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA
VOZ
AQUECIMENTO E DESAQUECIMENTO VOCAL
Monografia de conclusão do curso de especialização em Voz
Orientadora: Mirian Goldenberg
ANDRÉA COELHO GAGLIARDI MOTA
SÃO PAULO
1998
Resumo
Aquecimento e desaquecimento vocal são procedimentos que beneficiam os profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho.
O aquecimento vocal tem como objetivo principal preservar a saúde do aparelho fonador, além de aumentar a temperatura muscular e o fluxo sangüíneo, favorecer a vibração adequada das pregas vocais, melhorar a produção vocal global, dentre outros benefícios. Em média, os exercícios de aquecimento devem durar de 10 a 15 minutos.
O desaquecimento embora seja menos citado e descrito pelos autores, é tão importante quanto o aquecimento. O desaquecimento é o oposto do aquecimento, ou seja, seu objetivo é trazer a voz de volta ao ajuste fonorespiratório da voz coloquial. A duração média dessa atividade é de 5 minutos, e apesar de curta , é suficiente para o retorno à emissão coloquial.
O cantor é o profissional da voz que mais utiliza essas atividades. Porém, nós fonoaudiólogos, devemos nos aprofundar no contexto e campo de atuação dos demais profissionais que se utilizam da voz como instrumento de trabalho, para que esses também se beneficiem das melhoras que o aquecimento e desaquecimento vocal possam trazer.
Summary
Warm-up and vocal cool-down are procedures that benefit the professionals that use the voice as instrument of work.
The vocal warm-up has as main objective to preserve the health of the vocal apparel, besides increasing the muscular temperature and the blood flow, to favor the adapted vibration of the vocal folds, to improve the global vocal production, and other benefits. On the average, the