Administração no século xxi
O presente material tem como objetivo informar os diversos mecanismos de aprimoramento gerencial, não deixando de analisar aspectos que evidenciam um novo período onde surgem conceitos e diferentes situações que exigem um novo perfil de liderança. Questões como reerguer uma empresa, implementar métodos para desenvolver a criatividade gerencial e alcançar metas grandiosas são desafios da administração do século XXI.
JUSTIFICATIVA:
Em meio a uma era onde quase tudo e todos são vistos como uma oportunidade ou obstáculos para se chegar aos seus fins, o pensamento sobre o gerenciamento é de fundamental importância nessa sociedade moderna. Há uma necessidade de estabelecer uma abordagem crítica sobre educação gerencial e prática gerencial. Para desenvolver lideres que produzam resultados de excelência, as empresas se comprometem a investir em educação e desenvolvimento da liderança. Aperfeiçoar a educação é a maneira de se manter competitivo, considerando o ritmo de mudanças, inovações tecnológicas, na economia de modo geral.
INTRODUÇÃO:
A administração, como ciência, veio se desenvolvendo constantemente ao longo do século passado. Novas ferramentas de gestão surgiram e tornaram-se manias mundiais, mas logo desapareceram. No entanto, alguns valores essenciais como a ética, o trabalho em equipe e o planejamento estratégico na gestão empresarial continuam fortes, além de outros novos, como a responsabilidade social e ambiental, cada vez com uma maior importância no perfil de qualquer administrador no início desse novo século.
Alguns fatos recentes demonstram a importância cada vez maior da ética no segmento administrativo empresarial, principalmente, os sucessivos escândalos de fraudes contábeis ocorridos nos EUA. Os CEOs ou diretores-executivos, cada vez mais preocupados e obstinados por lucros a qualquer custo, deixaram a ética de lado, maquiando os balanços contábeis para inflar o preço das ações de suas empresas. Tudo isso causou uma enorme enxurrada