Exercício de português
B.1) As imagens são inovações artísticas para a leitura das obras. Não são consideradas plágios, mas sim releituras da obra de Leonardo D’Vinci.
B.2) Criam-se outras imagens para que diferentes tipos de pessoas, com diferentes graus de conhecimento, possam analisá-las e entende-las.
C.1) O personagem de Hobbes se torna ausente no último quadrinho, para que venha a tona o humor da história. Visto que é através de sua ausência, que ele expressa a sua opinião, quanto a pergunta de Calvin.
D.1) A mensagem que o quadrinho nos passa, é a de que, destruindo o meio ambiente, destruímos a nós mesmos. Pois é sabido que necessitamos de tudo aquilo que o meio ambiente nos dá.
E.1) O sentido do texto muda quando lemos ele inversamente. Os recursos usados para que o texto faça sentido, são as utilizações da linguagem poética, estilística e artística bem elaboradas, com a intenção chamar a atenção dos leitores.
2) Da primeira maneira que o texto é lido, percebemos um autor que não está mais apaixonado. Percepção essa que é quebrada quando o texto é novamente lido, e autor declara-se ao amor.
3) Sim, houve mudança quanto ao rumo da história.
4) A estratégia do autor funciona ao proporcionar aos leitores uma grande surpresa nos diferentes desfechos, causando um sentimento de atração e interesse naqueles que lêem.
F.1) O tema da tirinha é o consumismo.
2) A proposta do roteirista é a critica a publicidade, usando a ideia de Calvin se tornar um veiculo de propaganda.
3) Ele é a favor de se tornar um ‘’cartaz ambulante’’.
4) Sim, existe ironia. Pode ser notada na frase: “Claro que sim. Endossar produtos é o jeito americano de expressar individualidade.”
5) A tirinha faz critica ao consumismo,