Contratos bancários - evolução
CONTRATOS BANCÁRIOS E SUA EVOLUÇÃO
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
São Paulo
2007
JOÃO ALBERTO MAGRO
CONTRATOS BANCÁRIOS E SUA EVOLUÇÃO
Monografia apresentada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do grau em Bacharel em Direito, sob a orientação do Professor Antonio Marcio da Cunha Guimarães.
São Paulo
2007
“O Direito não é uma teoria, mas uma força viva. Por isso a justiça sustenta em uma das mãos a balança em que pesa o Direito, e na outra a espada de que serve para o defender. A espada sem a balança é força brutal; a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma não pode avançar sem a outra, nem haverá ordem jurídica perfeita sem que a energia com que a justiça aplica a espada seja igual à confiabilidade com que maneja a balança. O Direito é um trabalho incessante, não somente dos poderes públicos, mas ainda de uma nação inteira”.
Rudolf Von Jhering AGRADECIMENTOS
Agradeço aos professores da PUC pelo esforço em aprofundar meus conhecimentos jurídicos e por me ajudarem a construir a convicção de que o Direito pode ser uma ciência formuladora dos novos tempos, linha de guia para o respeito entre os homens e para a construção de uma sociedade mais justa.
Ao meu Orientador, por me indicar o melhor caminho para atingir o objetivo.
Aos meus familiares, pela confiança depositada em meus estudos, pela tolerância à rotina condicionadora e pela compreensão das ausências ocasionadas pelas horas de estudo que roubei a outras atividades que lhes poderia ser mais prazerosas.
Sou especialmente grato aos meus colegas de curso, que comigo trilharam o longo e surpreendente caminho do Direito e me permitiram rever conceitos que julgava definitivos.
A todos aqueles que, de uma maneira direta ou indireta, contribuíram para a realização desta pesquisa.