marketing de serviços - relacionamento com o cliente
O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE
O relacionamento inicia-se junto com as etapas da venda. Porque querer iniciar o relacionamento depois de um atendimento frustrado é quase impossível.
Ao contrário do que muitas empresas pensam – e praticam – o relacionamento é a porta de entrada da sua empresa, e não o cartão de visitas, a loja bonita, nem nada do tipo.
Quando o atendimento não é satisfatório, dificilmente os clientes prosseguem na compra, e, quando prosseguem, já começam com um pé atrás.
Sendo assim, o esforço para demonstrar que a empresa e produto são confiáveis será dobrado, pois a primeira impressão pode até não ser a que fica, mas é a que fica por mais tempo.
1. ATENDIMENTO EMPÁTICO.
É preciso atender e se relacionar com o cliente, pensando no cliente, e não apenas pensando em como a empresa é maravilhosa e seria ótimo para o cliente fazer negócios ali.
Colocar-se no lugar do cliente e ver se o discurso da empresa está focado unicamente nela, ou se está focado na real necessidade em servir o cliente.
Não se pode pressionar o cliente durante o atendimento.
2. FOCO NO LONGO PRAZO.
Relacionamento é sempre algo de longo prazo.
Se, no primeiro atendimento, a empresa tentar empurrar algo para o cliente, certamente ele irá assustar. As empresas não podem sair empurrando um produto ou serviço para o cliente, sem ter a certeza de que é isso que ele precisa. Muito menos sem a certeza de que o produto que ela tem, fará uma diferença positiva na vida dele.
3. TUDO SE RESUME, OU SE PROLONGA, POR CONTA DO ATENDIMENTO.
O atendimento pode ser um atalho ou um vínculo permanente. É possível perder clientes e continuar com bom relacionamento, da mesma maneira que é possível ter um cliente por muito tempo te odiando.
O atendimento é a porta de entrada em uma empresa. É através dele que negócios podem ser encurtados ou prolongados. Portanto, o atendimento, o serviço ao cliente e a cultura da empresa são as grandes