Saúde Coletiva
Em primeiro lugar, achei a visita de nossa turma de Saúde Coletiva na CORSAN de grande valia. Não só por conhecer como funciona o tratamento da água que consumimos, mas como também ter mais noção de consumo consciente. A água faz parte de todas as atividades humanas, podendo servir para consumo ou como insumo em alguns processos produtivos.
A disponibilidade do recurso é cada vez menor, por um lado, porque deve ser compartilhado por atividades distintas e por outro, porque não é utilizado racionalmente. Um bom exemplo é a indústria, que utiliza tecnologias que demandam grandes quantidades de água, e em consequência geram grandes quantidades de água residual que são devolvidas às fontes de água sem tratamento prévio.
No caso da agricultura, a demanda da água também é muito grande, especialmente nos lugares onde as chuvas não são constantes. Além disso, utilizam sistemas de irrigação que desperdiçam enormes volumes de água, sendo os fertilizantes químicos e agrotóxicos também contribuintes, para a contaminação dos cursos de água.
Na visita, vimos como a água é tratada, seus vários processos de potabilidade e tratamento para consumo humano, que é captada de fontes superficiais e subterrâneas, sendo cada vez mais procurada pelas populações, porém, a cada dia está mais escassa e cara.
Por tudo isso, e para evitar problemas futuros, que podem ser por questões naturais, como a grave seca em São Paulo, ou por questões de irracionalidade, devemos ter alguns cuidados, como:
- Usar a água no ambiente doméstico, sem desperdiçá-la nem deixando que se contamine.
- Ter consciência de que a água é um recurso finito e que deve ser aproveitado adequadamente.
Visita à Superintendência de Vigilância em Saúde:
Achei a visita à Superintendência de Vigilância em Saúde, com nossa turma de Saúde Coletiva deveras importante, por nos aproximar de problemas relacionados à vigilância sanitária, e que muitas vezes desconhecemos.
Esse órgão é