Marketing de Relacionamento como ferramenta para influenciar o Consumidor
Uma ferramenta para influenciar o Consumidor
Autoria: Paulo Lizandro Jenier
Resumo:
O mercado globalizado se caracteriza pela alta competitividade e dinamismo, reforçadas pela entrada de novos concorrentes. Consequentemente, já não basta ofertar serviços e produtos de qualidade para sustentar uma vantagem competitiva, é necessário encantar o cliente. O objetivo deste artigo é descrever o marketing de relacionamento como ferramenta para influir e fidelizar o consumidor. A proposta dede trabalho é analisar o marketing de relacionamento na fidelização de cliente. O relacionamento contribui para melhoria da satisfação do consumidor mas não garante uma vantagem competitiva para as empresas.
1- Introdução:
Por seu dinamismo, o mercado exige que seus participantes estejam sempre atualizados tecnologicamente, especialmente no montante atendimento aos desejos do consumidor, de forma criativa e diferenciada. (LEPSCH; TOLEDO, 1998).
Ao procurar atingir tal satisfação, torna-se necessário o claro conhecimento dessas necessidades, desejos e expectativas do cliente e as razões pela qual ele elege uma loja.
E dessa forma, aumentam-se as possibilidades de sucesso do comércio. (LEPSCH;
TOLEDO, 1998).
Para Ribeiro et AL (1999):
“A obtenção de conhecimento do cliente e de suas necessidades torna-se uma tarefa cada vez mais desafiadora e complexa, uma vez que os consumidores estão se tornando mais exigentes e diversificados. Somada a isso, a complexidade da distribuição de produtos vem forçando um aumento dos níveis de canais, distanciando ainda mais o fabricante do mercado consumidor.
Alcançar o consumidor tem sido outro desafio de marketing. Os produtos e serviços precisam ser diferenciados em meio a um excesso de opções. Entretanto, os meios de comunicação tradicionais já não conseguem comunicar mensagens claras, e a prática comum de promoção de descontos tem desgastado a lealdade à marca.”
O bom desempenho de uma loja