Gestão
MBA GERENCIAMENTO DE PROJETOS
APOSTILA
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
MINAS GERAIS
Página |2
INTRODUÇÃO
Com o advento da globalização, e consequentemente a acirrada competição de mercados, as empresas buscam fatores que as diferenciem das demais. A busca incessante pela redução de custos, bem como a redução das margens de lucro a fim de se obter impacto em custos, não são mais componentes de diferenciação, visto que, não são vantagens sustentáveis ao longo do tempo.
O desenvolvimento de produtos se tornou, junto com a possibilidade de integração desse processo por meio de tecnologia de informação, o foco da competição global. A ordem passou a ser desenvolver mais rápido, mais eficientemente e mais efetivamente. A nova competição passou a ser norteada por três forças maiores, Wheelwright &
Clark (1992), surgidas nas últimas décadas, que são: a globalização das economias mundiais, hoje associadas a blocos econômicos; a segmentação de mercados e surgimento de clientes mais exigentes; e o desenvolvimento da tecnologia, formam a combinação que colocou o desenvolvimento de novos produtos como foco da nova competição mundial.
Página |3
CONCEITO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Segundo PROENÇA (1995:4), a estratégia competitiva pode ser definida como um conjunto articulado que inclui: a visão geral quanto a como o negócio compete no mercado, suas metas de desempenho, e as estratégias que deverão ser conduzidas nas diversas áreas funcionais competentes do negócio, para sustentar a forma de competir e suas metas.
A estratégia empresarial tem como finalidade estabelecer quais os caminhos, os cursos e programas de ação que devem ser seguidos para alcançar os objetos estabelecidos pela empresa. A estratégia pode ser vista como a ideia unificadora que liga as áreas funcionais de uma empresa e relaciona suas atividades com o ambiente externo. Nessa abordagem, a formulação de uma estratégia envolve a justaposição de