Marketing de nichos
O nicho
Os celíacos são as pessoas que possuem intolerância permanente ao glúten, e formam o nicho que será atendido pela nossa empresa. A doença costuma se manifestar na infância, e a dieta do paciente deve ser controlada durante toda a vida, sendo composta em sua maioria por gorduras, proteínas e apenas carboidratos controlados (massas sem glúten e açúcares) .
O glúten é a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada e no Malte, cereais muito utilizados na fabricação de alimentos, medicamentos, bebidas e outros produtos não ingeríveis. O que prejudica o celíaco é a ingestão de partes do glúten, que possuem nomes diferentes em cada tipo de cereal, e seu contato com o intestino, pois agride as vilosidades do mesmo e prejudica a absorção dos alimentos. Uma pessoa sem a doença costuma consumir 15 gramas de glúten por dia, enquanto a dose do celíaco não pode passar de 20 miligramas.
A doença celíaca pode apresentar sintomas como diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade e pouco ganho de peso. Os pacientes podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia da carência de ferro, osteoporose, exames anormais de fígado, e uma erupção na pele que faz coçar chamada dermatite herpetiforme. Em outros casos pode não apresentar nenhum sintoma e só poderá ser identificada por meio de exames.
Por se tratar de um assunto importante na saúde das pessoas, foi criada no Brasil a lei 10.674, que desde 2003 obriga os fabricantes a indicarem caso seu produto contenha glúten. No entanto, a lei ainda possui uma fiscalização falha na qual alguns alimentos não trazem as especificações e outros são contaminados durante o processo de produção.
Por conta dessas falhas, o maior problema das pessoas que possuem essa doença é a alimentação fora do lar, pois nunca se terá certeza de que os alimentos anunciados como sem glúten não tiveram nenhum contato e foram contaminados por alimentos que contém