Marketing Massa, de segmentação, de nicho, individual e Automarketing
Produto feito para todo mundo, sem distinção de segmento. Exemplo Coca-Cola, que praticou marketing de massa por muitos anos quando vendia seu refrigerante em apenas um tamanho de garrafa.
Marketing de segmento
A empresa reconhece que os consumidores não são todos iguais, mas também não quer chegar ao ponto de individualizar seu marketing mix, a empresa seleciona grandes grupos que possuem algumas características semelhantes e dirige seus esforços para eles. Exemplo são Produtos de beleza para mulheres negras.
Marketing de nicho
Nicho é um grupo mais restrito de consumidores do que um segmento, que pode não ter suas necessidades bem atendidas. Por exemplo, muitas pessoas possuem cães e há muitos nichos de mercado dentro da categoria cães – ou seja, escolha um nicho menor dentro de um nicho mais abrangente. Como exemplo, se o seu nicho centra-se em uma raça específica e seus problemas em particular, então os proprietários dessa raça se interessarão mais pelos seus serviços, porque eles são mais direcionados.
Marketing Individual.
Na prática, é uma customização em massa: habilidade de preparar uma base consistente de produtos e comunicações para atender às exigências de cada consumidor. Exemplo o alfaiate fazia ternos e o sapateiro desenhava modelos de sapato para cada cliente.
Automarketing
É o processo de direcionamento à consumidores individuais e individualizar e personalizar os esforços para cada um deles. Este é o segmento Um exemplo é a compra pela internet, onde o consumidor escolhe que itens, por exemplo, quer no seu carro. O consumidor desenha o carro que quer.