custos
É a parcela do gasto que é apli1cada na produção ou em qualquer outra função de custos, gastos esse desembolsado ou não. Custo é o valor aceito pelo comprador para adquirir um bem ou é a soma de todos os valores agregados são bem desde sua aquisição, ate que ele atinja o estagio de comercialização.
CUSTO DIRETO
Crepaldi, (2009, p.38) “São os custos que podemos apropriar diretamente aos produtos, e variam com a quantidade produzida.”
Martins, (2009, p.48) “Podemos verificar que alguns custos podem ser diretamente apropriados aos produtos, bastando haver uma medida de consumo.”
Crepaldi (2009) afirma que os custos dos produtos dependem da quantidade produzida.
De acordo com Martins (2009) os custos podem ser determinados em cima da medida de consumo.
CUSTO INDIRETO
Crepaldi, (2009, p.88) “São os que não podemos identificar diretamente com os produtos e necessitamos de rateiros para fazer apropriação.”
Martins, (2009, p. 49) “Realmente não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária.”
De acordo com Crepaldi e Martins (2009) São os custos que não está vinculado diretamente ao produto, mas sim ao processo produtivo.
CUSTO FIXO
Martins, (2009, p.50) Por outro lado, o aluguel em certo mês é de determinado valor, independentemente de aumento ou diminuição naquele mês do volume elaborado de produtos, ele não são, mesmo os repetitivos, eternamente do mesmo valor. Sempre há pelo menos duas causas para modificação.
Dutra, (2009, p.32) Como os custos de estrutura que ocorrem período após período sem variações ou cujas variações não são conseqüência de variações do volume de atividades em períodos iguais. O exemplo característico é o aluguel de imóvel ocupado, cujo valor mensal é o mesmo em cada período, independentemente do volume produzido em cada período considerado.
De acordo com Martins e Dutra (2009) o custo de produção será o mesmo independente