Marketing - segmentos e nichos
Consiste em um grupo de consumidores que possuem as mesmas preferências. Ela oferece determinado produto, dependendo do gosto do cliente.
Podemos citar o exemplo da rede Hilton, por exemplo, customiza os quartos e saguões de acordo com a localização de seus hotéis. Nos Estados Unidos, os hotéis do nordeste são mais luxuosos, enquanto os do sudeste são mais rústicos.
A Acumis uma empresa que vende vitaminas pela internet com uma premissa simples e atraente, ela vende ‘pílulas personalizadas’ combinando vitaminas, ervas e minerais de acordo com as instruções do cliente, assim ele não precisa engolir dezenas de pílulas quando se pode tomar três.
Segmento também se aplica nas grandes como também nas pequenas empresas. Como as gráficas especializadas em personalização de brindes, como canetas, blusas, chinelos, chaveiros canecas. Clientes que procuram presentear alguém em especial com algo mais pessoal, procura essas empresas e escolhem como será feito a personalização deste objeto, com fotos, frases marcantes na vida do que presenteia e na de quem recebe.
Marketing de Nicho;
É um grupo definido mais estritamente por clientes que procuram por algo que supra sua necessidade de consumo distinto, podendo pagar por um preço mais alto à empresa que melhor atende-los.
Um exemplo de Nicho é da empresa Tom`s of Maine, uma empresa de artigos para cuidados pessoais totalmente naturais, chega a cobrar 30 por cento a mais por sua pasta de dente por que seus produtos únicos, ecologicamente corretos, e seus programas sociais atraem consumidores descontentes com as grandes empresas do setor.
A Enterprise Rent-A-Car, empresa de locação de automóveis se destacou neste ramo, pois diferente das outras empresas de locação em aeroportos para pessoas que viajam a lazer ou a negócios, a Enterprise atendem basicamente clientes cujos carros sofreram acidentes ou foram roubados, oferecendo