Mapas Conceituais no Auxílio à Aprendizagem
Mapas Conceituais no Auxílio à Aprendizagem
Cleitom José Richter¹
Resumo
O presente trabalho tem por finalidade fazer uma breve reflexão acerca da Teoria de David Ausubel sobre a Aprendizagem Significativa, bem como apresentar e discutir a utilização de Mapas Conceituais idealizados e desenvolvidos por Joseph Novak, no cotidiano escolar. No decorrer do deste artigo, serão abordados os pontos mais relevantes sobre a utilização de Mapas Conceituais, os quais estabelecem uma visão prática à teoria de Ausubel, apresentando-os como ferramenta de auxílio no dia-a-dia das salas de aula, por professores e alunos na organização e estruturação do pensamento e idéias.
Palavras-chave: Tecnologias na Educação. Mapas Conceituais. Aprendizagem Significativa.
1. Introdução
Tendo em vista a necessidade de aprimorar os métodos pedagógicos utilizados em sala de aula, os professores necessitam estar sempre à procura de meios para atender as peculiaridades existentes entre os alunos de uma classe. Desta forma faz-se necessária a constante busca por meios capazes de oferecer uma aula atraente e que consiga alcançar os seus objetivos.
Partindo do princípio de que o aluno só aprende se estiver motivado para isso, e que é necessário que o aluno esteja preparado com um conhecimento prévio para adquirir novos conhecimentos, a técnica de utilização de Mapas Conceituais, além de ser fácil de ser implementada, é um método barato que consiste na utilização de formas geométricas contendo conceitos ligadas umas as outras, onde cada conceito é uma representação visual dos conhecimentos existentes na estrutura cognitiva de quem está criando o mapa.
Nessa visão de construção do conhecimento é que a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, adaptada para a metodologia de Mapas Conceituais de Joseph Donald Novak, têm uma grande contribuição para meio acadêmico, propondo uma técnica que pode ser um diferencial para o sucesso pedagógico do