Mapas conceituais
Ezequiel Pereira Militao
Evandro Ghedin
Resumo
Neste trabalho apresentam-se um estudo bibliográfico sobre mapas conceituais, como trabalhar com mapas conceituais e experiências resultantes do uso de mapas conceituais no ensino aprendizagem de Ciências. A partir da análise de artigos de diversas revistas que aborda pesquisas sobre o uso de mapas conceituais, como um recurso mediador no processo de ensino aprendizagem. Finalmente indicamos possíveis implicações desta abordagem para o ensino de Ciências.
Palavras chaves: mapas conceituais, ensino aprendizagem, conceitos, construção do conhecimento.
Resumem
En este trabajo se presenta un estudio bibliográfico sobre los mapas conceptuales, trabajar con mapas conceptuales y experiencias que resulten del uso de mapas conceptuales en la enseñanza y el aprendizaje de la ciencia. A partir del análisis de los artículos en varias revistas que se ocupa de la investigación sobre el uso de los mapas conceptuales como un recurso mediador en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Finalmente, indicar las posibles implicaciones de este enfoque de la enseñanza de las ciencias.
Introdução
Identificar os conceitos fundamentais constitui um aspecto importante no processo de ensino-aprendizagem de qualquer conhecimento científico, o ensino de ciências esta baseado em conceitos científicos, ou seja, um saber construído através de pesquisa, e cabe ao professor à missão de ensinar esse saber, o uso de mapas de conceitos pelo educador poderá tornar-se uma estratégia didática, separando os conceitos mais importantes no planejamento das unidades didáticas e na preparação de suas exposições, pois o mesmo consiste de um conjunto de conceitos conectados por palavras de vinculação, identificando a relação que há entre eles.
Para evitar que os conceitos sejam mal compreendidos, ou aderidos desconexamente, os mapas de conceitos poderá ser um