ARTIGO PIBID LEITURA E ESCRITA
MAIARA GABRIELA BÜLOW FERRONATO1, SUSANA FÁTIMA DE SOUZA2
1maiaragabrielaf@hotmail.com, 2 suzy1712_@hotmail.com
INTRODUÇÃO O presente trabalho trata-se de uma experiência ocorrida em duas escolas, e ministradas por bolsistas do programa PIBID. Ambas trabalharam com leitura e escrita a partir de diversas tipologias textuais e de meios tecnológicos. O tema abordado foi “qualidade de vida” envolvendo também todos os aspectos relacionados a como ter uma vida saudável e como conseguir alcançar o objetivo do tema proposto. Os relatos tentam mostrar que apesar de serem usados os mesmos textos e metodologias com o mesmo ano e faixa etária de alunos, cada turma reagiu de uma forma ao que lhes foi apresentado.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a leitura possui uma função de extrema importância no ensino-aprendizagem dos alunos, uma vez que a partir do desenvolvimento da competência leitora, esse aluno poderá tornar-se proficiente em todas as disciplinas.
Essa competência, por sua vez, será construída pelas práticas de leitura presentes dentro da sala de aula, com a finalidade de formar leitores e produtores de textos aptos para o manejo claro e definido de diversos gêneros textuais. Aprender a ler e a escrever é, antes de qualquer coisa, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. Para que isso de fato ocorra, devemos também considerar o fato de que a tecnologia, se utilizada de forma correta se transforma em um instrumento fundamental e eficaz no processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita Não podemos conviver com escolas em que o aluno seja somente receptor de conhecimentos sem refletir sobre o que este conhecimento significa ou possa significar, principalmente nos dias atuais em que a tecnologia está inserida no contexto social das pessoas.
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é discutir o