O VELHO MACACO
1º período de Pedagogia
FABULA: O VELHO MACACO
ENTRISTECIDO PELA MORTE DA COMPANHEIRA, O VELHO MACACO VIVIA EM UM CANTO ISOLADO DO MUNDO. CHORAMINGANDO E DE MAU HUMOR, RECUSAVA COMER E SAIR DE SUA JAULA. AO LONGE OS OUTROS ANIMAIS SE CONDOIAM EM VER A DOR QUE O AMIGO SENTIA TRANCADO EM SUA SOLIDÃO.
DONA ONÇA ENTÃO TEVE UMA IDEIA: --- SR. TIGRE, QUE TAL SE FISSESSEMOS UMA FESTA DE ANIVERSARIO PARA O SR. MACACO? ---BOA IDEIA D. ONÇA ,CONVIDARIAMOS TODOS OS ANIMAIS DO ZOOLOGICO E QUEM SABE ELE SE ALEGRARIA. O SR. TIGRE SAIU PELO ZOO CONVIDANDO TODOS OS ANIMAIS, ENQUANTO D. ONÇA JUNTAMENTE COM A COTIA E A CAPIVARA SE IMCUMBIAM DOS PREPARATIVOS DA FESTA. TUDO PRONTO A NOITE CHEGOU E O SR. URSO FOI BUSCAR SEU AMIGO MACACO PARA COMEMORAÇÃO. AO CHEGAR A JAULA FOI LOGO SENDO RECEBIDO COM INSULTOS DO VELHO AMIGO. O SR. URSO NÃO TEVE AO MENOS O TEMPO DE EXPLICAR AO MACACO QUE VIERA BUSCA-LO PARA UMA FESTA.
O VIUVO POR SUA VEZ PASSOU CORRENDO PELO AMIGO E SE JOGOU NO LAGO COM UMA PEDRA AMARRADA AO PÉ. O SR. JACARÉ AO VER A CENA SE APRESSOU EM ENTRAR NO LAGO PARA SALVAR O AMIGO QUE HAVIA TENTADO O SUICIDIO,PELA IMENSA FALTA DA COMPANHEIRA. O TUMULTO FOI GERAL E TODOS ACUDIRAM O SR. MACACO. ESSE SÓ GRITAVA QUE QUERIA MORRER POR FALTA DA COMPANHEIRA. COM A AJUDA DE TODOS ELE FOI SALVO E AO VER SEUS AMIGOS TÃO ABALADOS COM SUA AÇÃO, BAIXOU A CABEÇA E CHOROU COPIOSAMENTE. NÃO HOUVE FESTA, POIS NÃO HAVIA CLIMA E TODOS EM VOLTA DO AMIGO, LHE DERAM UM GRANDE ABRAÇO E LHE PROMETERAM DALI EM DIANTE DEDICAREM MAIS TEMPO EM AJUDA-LO A SUPERAR SUA GRANDE DOR. O VELHO MACACO AGRADECIDO PEDIU DESCULPAS A TODOS E A PARTIR DAQUELE DIA MUDOU DE ATITUDE.
MORAL DA HISTORIA: “NUNCA ESTAMOS SOZINHOS QUANDO TEMOS AMIGOS VERDADEIROS QUE VELAM POR NÓS”.